In: Medalhas e Troféus

Os troféus são símbolos de vitória e conquistas. Atualmente, são associados principalmente aos esportes, nos quais os vencedores das competições são premiados com taças de ouro. A história dos troféus, no entanto, vai muito além de eventos esportivos. Conheça essas curiosidades: Troféus Fora dos Esportes.

Origem – Curiosidades: Troféus Fora dos Esportes

Quando se trata de etimologia, isto é, a origem da palavra, as raízes se encontram no grego “tropaion”, com significado de mudança e transformação relacionados à vitória. A palavra foi, então, apropriada para o latim com o termo “tropaneum” e, por fim, se tornou o “troféu” que conhecemos hoje em dia.

Originalmente, os troféus gregos existiam fora dos esportes. Eles representavam a honra e as conquistas dos militares em batalha. A sua própria forma era muito diferente do que conhecemos hoje. Esses troféus consistiam de inimigos, partes decepadas dos corpos inimigos, armas, entre outros itens capturados em combate. Ou seja, uma cabeça decepada poderia ser interpretada como um troféu.

Origem - Curiosidades: Troféus Fora dos Esportes

Pode não parecer muito agradável ou glamoroso, mas nesses troféus ficavam registradas as histórias das batalhas. Eles eram exibidos em lugares públicos, como árvores, ou até mesmo praias, caso o troféu fosse um navio inimigo. Esses símbolos de vitória eram dedicados aos deuses e, por isso, depredá-los era um sacrilégio.

Na Roma antiga, os troféus de guerra eram mais “sofisticados”, sob um ponto de vista contemporâneo. Enormes arcos e colunas de pedra eram construídos como memoriais de batalha, representando os feitos militares.

Atualidade – Curiosidades: Troféus Fora dos Esportes

Os troféus evoluíram muito desde então, e não é preciso dizer que o conceito de partes decepadas para simbolizar as vitórias não é muito bem visto atualmente. Em vez disso, os militares podem receber medalhas de honra por seus feitos.

É possível associar a origem das taças e troféus metálicos à Igreja, afinal, algumas vertentes utilizavam taças em ceias para celebrar a união e o espírito da comunidade. No entanto, a relação entre taças religiosas e prêmios é incerta.

Podemos afirmar com mais certeza que os troféus como conhecemos se consolidaram com os esportes. Esses itens surgiram por volta do século XIII e se tornaram muito populares na Inglaterra. As famosas joalherias de Birmingham eram encarregadas de produzir taças luxuosas para os vencedores de competições esportivas.

Atualidade - Curiosidades: Troféus Fora dos Esportes

A partir daí, o uso de troféus em premiações se expandiu. Hoje em dia, existem diversos eventos de porte internacional que consagram os “melhores” de uma categoria com troféus. Por exemplo, o Oscar, o Globo de Ouro, os Prêmios UNESCO, etc.

Existem diversas premiações nacionais de peso também, além de premiações pertencentes a setores específicos, como o Troféu de Ouro dos músicos gospel brasileiros ou o prêmio Melhores do Ano, que consagra os melhores artistas do cenário nacional na Rede Globo.

Atualidades - Curiosidades: Troféus Fora dos Esportes

Além disso, troféus personalizados podem ser utilizados em quais competições ou premiações alternativas. Sejam concursos de poesias ou até mesmo competições de quem consegue ingerir mais comida. Nesses casos, nada melhor do que usar a imaginação para desenvolver o prêmio mais condizente.

Os troféus são prêmios diversos, com uma história rica e surpreendente. Hoje em dia, representam uma tradição que pode ser mantida de maneira criativa. Há espaço para criar os mais variados troféus, que podem seguir o modelo clássico de uma taça ou representar qualquer símbolo.

E você? O que achou deste artigo? Deixe aqui seu comentário.