In: Medalhas e Troféus

As Medalhas de Honra são condecorações militares de alto nível. O nome Medalha de Honra do Congresso se refere a uma condecoração dos Estados Unidos da América, em que o presidente concede a honra ao homenageado.

No Brasil, assim como em outros países, existem condecorações equivalentes. O objetivo é homenagear a bravura e o serviço de militares e outros funcionários que contribuíram para a nação.

A Medalha de Honra do Congresso

A Medalha de Honra do Congresso

A tradição da Medalha de Honra do Congresso se iniciou em 1863, durante a Guerra da Secessão. Desde então, ela estabeleceu-se como a mais alta condecoração estadunidense.

Anteriormente, haviam outras condecorações, como o Fidelity Medallion, concedido aos três militares que capturaram o espião britânico John André durante a Guerra da Independência. No entanto, nenhuma tornou-se tão importante.

A Medalha de Honra é concedida a integrantes de grande destaque das Forças Armadas dos Estados Unidos em uma cerimônia formal na Casa Branca. É importante notar que a entrega da medalha é mais do que uma simples homenagem. Os militares condecorados recebem uma pensão vitalícia no valor aproximado de U$1.259, juntamente a outros privilégios.

Existe uma versão da medalha para cada uma das armas militares: exército, marinha e aeronáutica. Estima-se que quase 4.000 medalhas de honra já foram entregues, e cerca de 80 militares ainda vivos foram condecorados.

Somente uma mulher já recebeu a Medalha de Honra: a cirurgiã Mary Edwards Walker, que foi condecorada durante a Guerra da Secessão. Em 1917, no entanto, um comitê do Exército revisou os critérios de concessão e caçou mais de 900 medalhas, incluindo a de Mary, que se recusou a devolvê-la. O presidente Jimmy Carter restaurou a medalha de Mary em 1977.

Medalhas de Honra no Brasil

Apesar do título “Medalha de Honra” pertencer à honraria americana mencionada acima, o Brasil possui suas próprias condecorações. Devido à mensagem de “Honra ao Mérito” presente em nossas medalhas, muitas vezes elas são confundidas com o título americano.

Medalhas de Honra no Brasil

O mais correto é se referir às honrarias brasileiras como Ordens Honoríficas. Elas surgiram na época do império, após a Independência do Brasil, como uma tentativa de nacionalizar as ordens portuguesas já existentes e criar uma nova identidade para o país.

As primeiras ordens criadas foram a Imperial Ordem de Avis, a Imperial Ordem de Cristo e a Imperial Ordem de Santiago da Espada. Durante o primeiro reinado, também surgiram outras ordens, como a Imperial Ordem da Rosa, a Imperial Ordem do Cruzeiro e a Ordem de Pedro Primeiro.

Após 1889, ano da Proclamação da República, a maioria das ordens imperiais foi dissolvida. As únicas ordens que “resistiram” foram as de Avis e a do Cruzeiro, protegidas por Marechal Deodoro da Fonseca, e ambas se tornaram condecorações exclusivamente militares. Em 1891, no entanto, elas também foram extintas.

Medalhas de Honra no Brasil

Atualmente, existem diversas ordens e medalhas brasileiras, em grande parte militares. Entre elas:

  • Ordem do Mérito Militar
  • Medalha do Exército Brasileiro
  • Medalha Militar
  • Medalha do Pacificador
  • Medalha Corpo de Tropa
  • Medalha de Mérito Aeroterrestre
  • Medalha Serviço Amazônico
  • Medalha Marechal Osório
  • Medalha Sargento Max Wolff Filho
  • Medalha Praça Mais Distinta

Gostou desse artigo e quer saber mais sobre a história das medalha? Confira: Medalhas Personalizadas RJ e A História das Medalhas nas Olimpíadas.