In: Placas

As Placas de Homenagem são uma forma única e muito especial de demonstrar reconhecimento pelos feitos e conquistas de uma pessoa ou instituição. Contudo, surge a dúvida: o que escrever numa Placa de Homenagem?

Tipos de Placa de Homenagem

O que escrever numa Placa de Homenagem

As Placas de Homenagem podem ser utilizadas em uma grande variedade de eventos e celebrações, seja no âmbito pessoal, profissional ou acadêmico.

Para cada contexto diferente, o conteúdo da Placa de Homenagem muda um pouco. É fácil imaginar, por exemplo, como uma homenagem pessoal é diferente de uma homenagem profissional.

Por isso, existem diferentes Tipos de Placa de Homenagem:

  • Placa de Homenagem Pessoal – visa celebrar os valores de uma pessoa, pode homenagear um membro querido da família ou comunidade
  • Placa de Homenagem Profissional – exalta os feitos e desempenho profissional de um indivíduo
  • Placa de Homenagem Pública – é exposta em local público, para que todos saibam sobre as conquistas da pessoa ou entidade homenageada
  • Placa de Homenagem Privada – a pessoa ou entidade homenageada pode decidir entre pendurar a placa em local privado, como uma casa ou escritório, ou guardar a peça em um estojo de veludo

O texto da Placa de Homenagem

O que escrever numa Placa de Homenagem

Não existe um padrão universal sobre o que deve ser escrito em uma Placa de Homenagem, mas, ainda assim, há uma certa etiqueta para que as placas sejam feitas da maneira mais adequada.

Logo na primeira linha, é recomendável incluir alguma informação que explique de forma nítida o motivo por trás da placa. Uma ideia bem simples e válida é “Homenagem a”.

A seguir, em especial se você seguir o exemplo acima, é uma boa ideia incluir o nome do homenageado. Coloque o nome em grande destaque, para que essa seja a primeira palavra a ser lida. Assim, o homenageado realmente se sentirá importante.

Então, você pode incluir uma frase para Placa de Homenagem. Dependendo do contexto em que a placa será entregue, a homenagem pode ser padronizada ou personalizada.

Em geral, se a homenagem é feita regularmente, cada vez agraciando um indivíduo diferente, é melhor utilizar uma Mensagem para Placa de Homenagem  padronizada. Dessa forma, os homenageados não compararão as mensagens e ninguém se sentirá prejudicado.

Se a homenagem for pontual ou parte de um evento que tenha um toque mais pessoal, como um aniversário ou formatura, é interessante que a mensagem seja totalmente personalizada, para demonstrar que houve um esforço real na elaboração da placa.

Em ambos os casos, a frase deve explicar porque o homenageado merece receber essa placa. Descreva as conquistas realizadas, assim como suas maiores qualidades e valores. Assim, todos, inclusive a pessoa homenageada, entenderão o motivo da homenagem.

Outra parte importante do texto da Placa de Homenagem é a data completa e a cidade. Essa informação dá um toque formal à placa, o que a torna mais elegante e oficial.

Se a homenagem foi organizada por uma instituição, empresa ou grupo de pessoas, é adequado incluir as respectivas logos. Caso a homenagem seja mais informal, cabe aos organizadores decidir se incluirão seus nomes ou não.

Homenageie uma pessoa especial. Faça sua encomenda!