In: Sinalização

Uma dúvida comum entre os donos de estabelecimentos novos é o que são Placas de Sinalização Interna e para o que servem. Essas placas são as comunicações visuais que instruem e informam as pessoas sobre a localização, regras de conduta e procedimentos de segurança em um local.

Em poucas palavras, é a sua maneira de se comunicar com os clientes sem precisar falar com eles. É o caminho para manter seu estabelecimento organizado e o público confiante.

Finalidade – O que são Placas de Sinalização Interna

O que são Placas de Sinalização Interna

Para entender melhor o que são placas de sinalização interna, o primeiro passo é conhecer as principais finalidades dessas placas: informação, identificação e segurança.

Informar – O que são Placas de Sinalização Interna

As placas de sinalização interna podem informar o público sobre diversos fatos. Isso inclui informações promocionais, como a oferta de produtos e pacotes, seus preços, entre outros. Uma versão simples, por exemplo, são as placas com nomes de produtos e preços em mercados.

Um estabelecimento menor e mais dedicado à imagem da marca pode aproveitar as placas para fazer mais do que apenas informar os clientes, mas também como elementos de branding. Ou seja, uma maneira de desenvolver a identidade visual, carisma e reputação da marca.

Identificar – O que são Placas de Sinalização Interna

Identificar - O que são Placas de Sinalização Interna

As placas de identificação, por sua vez, indicam setores, salas e direções dentro de um lugar. Assim, o público é capaz de se encontrar dentro de um estabelecimento grande e complexo, como um hospital, hotel ou centro de convenções.

Com essas placas, um cliente pode se deslocar livremente em um grande estabelecimento sem preocupações. Em uma clínica, ele saberá onde ficam os banheiros, a recepção, a cafeteria, a seção de exames e por aí vai.

Garantir a segurança – O que são Placas de Sinalização Interna

Garantir a segurança - O que são Placas de Sinalização Interna

As placas de segurança avisam sobre situações de risco e indicam procedimentos seguros. A sinalização de segurança no trabalho é obrigatória, e inclusive existe uma regularização oficial para ela. Essas placas seguem um esquema de cor específico, no qual amarelo indica avisos de risco, verde indica procedimentos e lugares seguros em situações de risco e vermelho, incêndios.

Lembre-se de que as placas de sinalização interna podem salvar a sua vida. Por isso, preste atenção nelas e as repeite.

Importância – O que são Placas de Sinalização Interna

Importância - O que são Placas de Sinalização Interna

Ao descobrir o que são placas de sinalização interna, não é muito difícil entender a importância delas. Elas ajudam a manter a ordem, garantir a segurança, desenvolver a confiança dos clientes e podem até mesmo divulgar sua marca.

Estabelecimentos grandes, em especial, têm muito a perder ao negligenciar as placas. Uma convenção mal sinalizada, por exemplo, costuma resultar em um grande fracasso. O público, sem saber para onde ir, não consegue aproveitar as atrações oferecidas e sente que seu dinheiro foi desperdiçado.

Uma boa sinalização interna deixa qualquer estabelecimento um passo mais próximo do bem-estar. Seu investimento hoje é o retorno de amanhã.