In: Sinalização

A Sinalização de Segurança trata-se de todos os elementos de comunicação visual que informam e auxiliam as pessoas sobre áreas de perigo e medidas de segurança. É uma solução essencial em locais onde há circulação de pessoas, em especial ambientes de trabalho.

Existe uma regulamentação para as sinalizações de segurança, que determina os símbolos e cores a serem utilizados e os riscos previstos. O objetivo é prevenir acidentes, indicar equipamentos de segurança e delimitar áreas de risco.

Entenda o que é e para que serve a sinalização de segurança.

Cores – Sinalização de Segurança

Nas placas de sinalização de segurança, as cores têm significados específicos. Cada uma representa um tipo de aviso ou situação diferente, facilitando a rápida compreensão das mensagens.

Em resumo, a cor vermelha indica situações relacionadas a incêndios, vermelho com interior branco costuma indicar proibições, amarelo indica avisos relacionados a perigo, verde indica medidas de segurança em situações de emergência e azul indica informações e/ou objetos de uso obrigatório.

Além das cores mais utilizadas, ainda há a presença de outras, como branco, preto, laranja, púrpura, lilás, cinza, marrom e alumínio. Em geral, essas cores são empregadas a substâncias ou equipamentos específicos. Por exemplo, a cor laranja costuma ser utilizada para indicar perigo relacionado a máquinas e púrpura para radioatividade.

Placas comuns – Sinalização de Segurança

Para garantir a eficácia da sinalização de segurança, é importante que o público compreenda o significado das placas. Com a vasta sinalização presente em ambientes cotidianos, esse processo ocorre naturalmente. Algumas placas comuns são:

Sinalização de segurança - o que é e para que serve

A placa de indicação de saída. Como pode ser observado, há a presença da cor verde, indicando medidas e caminhos de segurança em situações de emergência. A seta indica a direção da saída. Essa placa pode sofrer algumas variações, como a mudança da direção da seta e a presença de escadas. Quando a saída é acessível para cadeirantes, a pessoa representada costuma estar em cadeira de rodas.

Sinalização de segurança - o que é e para que serve

É proibido fumar. É de conhecimento comum que o cigarro é proibido por lei em ambientes públicos fechados ou cobertos. Enquanto algumas pessoas podem não ver isso como uma medida de segurança, é bom lembrar que a fumaça do cigarro é prejudicial para a saúde.

Sinalização de segurança - o que é e para que serve

Placa de indicação de perigo por piso escorregadio. Essa é outra placa muito comum, e frequentemente podemos visualizar as suas variações, com a palavra “cuidado” em vez de “atenção” e o aviso de piso molhado.

Como podemos observar, aqui a cor amarela é empregada para indicar o perigo iminente em um local, mesmo que seja uma situação tão simples quanto um piso escorregadio ou molhado. A queda devido a esse elemento pode causar acidentes graves.

Sejam avisos simples e cotidianos ou de situações com risco de morte, as comunicações visuais de segurança devem ser respeitadas. Uma simples placa pode salvar sua vida. Por isso:

Sinalização de segurança - o que é e para que serve